As videiras prosperam bem em quase todos os tipos ou solos e em todas as condições climatéricas. Quando as videiras crescem correctamente, têm um potencial de produção de grande rendimento durante até 4 décadas. Os frutos e flores da uva crescem em botões de cana frescos que emergem no ano anterior e que estavam adormecidos durante a estação do Inverno. É por isso que é significativo saber exactamente quando e como fertilizar as videiras a fim de obter um produto saudável. Eis como fazer tudo isto.
Quando fertilizar as videiras
O facto de as uvas estarem profundamente enraizadas faz com que a planta precise de poucos fertilizantes adicionais. A menos que estejam a crescer em solos muito pobres, a quantidade de fertilizantes permanece limitada.
O primeiro ano de plantio das videiras não requer fertilizantes. O que acontece durante a primeira época da planta é que as videiras gastam energia no desenvolvimento das raízes. E é por isso que o primeiro ano de crescimento requer apenas um pouco de azoto, baixo teor de potássio e alto teor de fósforo. A ideia é encorajar o crescimento do sistema radicular no ano inicial da planta, especialmente para sobreviver aos meses frios, limitando assim o nitrogénio, uma vez que este conduz ao crescimento excessivo das folhas. Assim, é necessário optar pelo fósforo para promover o desenvolvimento radicular, de preferência, adicionando farinha de osso. As novas videiras não precisam mais do que uma colher de chá de farinha de osso adicionada ao buraco de plantio.
O segundo ano é a época em que os fertilizantes desempenham um papel importante para as videiras. Esta é a altura em que a planta necessita de uma camada leve de adubo ou de um fertilizante orgânico 5-5-5 adicionado uma vez no início da Primavera, quando as videiras quebram a dormência.
Não importa o tipo de solo, o segundo ano de crescimento requer fertilizantes leves. Certifique-se de que não aplica mais de um quilo de fertilizante em círculos em redor das videiras, a uma distância de 4 pés das videiras.
A Primavera é a altura em que os botões começam a crescer, e é aí que se aplicam os alimentos vegetais nas videiras. Fertilizar demasiado tarde na Primavera pode levar a um crescimento indesejado, pondo assim as plantas em risco de lesões no Inverno.
Quando as videiras chegam ao terceiro ano, uma fina camada de adubo adicionada no início da primavera funciona perfeitamente para que a planta produza uvas deliciosas.
Como fertilizar as videiras
Para testemunhar um crescimento rápido como qualquer outra pequena planta, as videiras precisam de nitrogénio, especialmente na estação da Primavera. As videiras trabalham em grande coordenação com as micorrizas de fungos que ocorrem naturalmente. Os fungos prosperam nas raízes das uvas, ajudando a decomposição dos nutrientes e a sua absorção a partir de matéria orgânica. É por isso que a adubação e o composto orgânicos são tão eficazes em trazer a nutrição certa para as videiras. Assegure-se de evitar químicos de jardim ao fertilizar videiras, pois altera o equilíbrio das micorrizas.
O pH correcto do solo situa-se entre 5,0 e 6,0, e é por isso que é essencial realizar testes do solo antes de adicionar quaisquer fertilizantes. As uvas crescem muito bem no solo que cai fora do pH perfeito. É bom manter algum crescimento de ervas daninhas a cerca de 2 metros das videiras de cada lado, gerindo o crescimento das ervas daninhas com puxar e enxada enquanto se adiciona cobertura morta orgânica.
Limitar-se a Janeiro ou Fevereiro, se for para adubo para alimentar as videiras. Adicionar cerca de 5-10 libras de estrume de coelho ou de aves, ou ir buscar libras de estrume de vaca ou de boi para cada videira.
Ureia, nitrato de amónio, e sulfato de amónio são alguns fertilizantes ricos em azoto que funcionam como maravilhas para as videiras. Estes devem ser adicionados quando as uvas têm cerca de um quarto de polegada de diâmetro, ou quando as videiras já floresceram. Por falar na quantidade, vá por meio quilo de sulfato de amónio, três oitavos de nitrato de amónio ou um quilo de ureia por cada videira.
Outro mineral que beneficia as videiras é o zinco. Assiste a numerosas funções vegetais e as plantas deficitárias em zinco podem sofrer um atrofiamento das folhas e dos rebentos, acabando num rendimento reduzido. Adiciona-se zinco na estação da Primavera uma semana antes da floração das videiras ou quando as videiras estão em plena floração. Pulverizar uma solução concentrada de 0,1 libras por galão sobre a folhagem. O segundo método consiste em escovar uma solução de zinco em cortes frescos de poda no início do Inverno.
Se testemunhar uma diminuição do crescimento de rebentos, um amarelecimento da planta ou queimaduras de verão, é um sinal de deficiência de potássio. A necessidade é aplicar algum fertilizante de potássio durante o início do Verão ou da Primavera, quando a produção de uvas começa apenas nas videiras. Para cada videira, usar 3 libras de sulfato de potássio para deficiências ligeiras, enquanto que para 5-6 libras se verificar que os danos são graves.