Com que frequência deve fertilizar as suas plantas de alcachofra? A fertilização de uma planta de alcachofra é fácil e pode ser feita seguindo alguns passos simples.
O que são plantas de alcachofra e de onde provêm?
As plantas de alcachofra são da espécie Cynara cardunculus var. scolymus e crescem em toda a Europa, Norte de África e Ásia temperada, bem como em partes da Austrália. Este vegetal herbáceo perene é um membro da família Asteraceae ou aster que também inclui algumas plantas comuns da paisagem, tais como dentes-de-leão, margaridas.
Como cuidar
Algumas plantas de alcachofra crescem como plantas perenes enquanto outras são cultivadas a partir de sementes. A variedade perene pode viver até 75 anos no solo e produzirá alcachofras durante todo o ano. As variedades que precisam de ser plantadas de poucos em poucos anos devem ser iniciadas dentro de casa cerca de seis semanas antes da última geada ter passado, transplantadas fora de um pé de distância quando atingem três polegadas de altura, e colhidas após a sua segunda ou terceira estação, produzindo um grande botão floral comestível com escamas na sua superfície que protegem o coração no interior. Uma planta de alcachofra necessita apenas de quatro horas de sol pleno todos os dias, mas é na sua maioria tolerante à luz, pelo que também se pode dar bem em sombra parcial, se necessário.
Como fertilizar
Após a última geada ter passado, as plantas de alcachofra precisam de ser transplantadas para o exterior e plantadas com um pé de diferença. As plantas transplantadas devem ter atingido três polegadas de altura antes de serem colocadas no exterior para uma segunda ou terceira época de produção com um botão floral comestível que tenha escamas na sua superfície. Uma planta de alcachofra necessita apenas de quatro horas de sol pleno por dia, mas também pode tolerar sombra ligeira se necessário, por isso aconselha-se a plantação destes vegetais resistentes a 18 a 24 polegadas de distância de outras plantas porque produz um químico chamado cianeto que matará as plantas vizinhas quando estiverem muito perto delas. As alcachofras não gostam de pés molhados, por isso certifique-se de que não há água parada perto do seu novo local depois de as transplantar para o solo!
Os benefícios do fertilizante nas suas plantas de alcachofra
O adubo é uma parte importante das alcachofras saudáveis e produtivas. As plantas de alcachofra precisam de azoto para produzir proteínas e clorofila que lhes dêem a sua cor verde distinta. A fertilização aumenta o número de nutrientes no solo de uma planta, o que pode significar folhas maiores ou melhor tamanho, se for exigente em relação a tais coisas. Pode usar estrume compostado como forma natural de fertilizar as suas plantas de alcachofra, mas ainda precisa de algum tipo de fertilizante químico também para melhores resultados. Normalmente é preciso entre meio quilo e dois quilos por 100 pés quadrados por ano para obter o efeito desejado, por isso, usar menos do que isto não ajudará muito em nada!
Relação NPK
A razão NPK é a quantidade de nitrogénio, fósforo e potássio (N-P-K) que se encontra num fertilizante. Para plantas como as alcachofras que precisam de muito crescimento para se sustentarem, pretende-se uma relação N/P/K de cerca de 14/14/-18 ou 12/12/-16 em média para melhores resultados!
Perguntas comuns
Com que frequência devo fertilizar as minhas plantas de alcachofra?
Se quiser ter a certeza de que a sua planta se mantém saudável e forte, então terá de a fertilizar pelo menos duas vezes por ano. Os melhores momentos para isso são por volta do início de Abril ou Maio (final do Inverno/princípio da Primavera) e novamente em Setembro ou Outubro antes de as chuvas começarem a voltar.
Que tipo de fertilizante devo usar nas minhas plantas de alcachofra?
As plantas de alcachofra precisam de adubo. É difícil dizer quanto é que precisam. Necessitam entre meio quilo e dois quilos por 100 pés quadrados por ano. Use menos do que isto e a planta não crescerá tão bem.