O rabanete é um vegetal de raiz robusta, que pode facilmente crescer. Pode plantá-lo várias vezes durante a sua época de crescimento. O que é ainda melhor no rabanete é que o pode colher em apenas três semanas depois de o ter plantado. Ao planear cultivar esta raiz vegetal, tenha em conta que pode plantar as suas sementes durante o Outono e a Primavera.
No entanto, seria melhor suspender o seu cultivo durante o auge do Verão, especificamente durante a época em que a temperatura não é demasiado quente. A razão é que temperaturas extremamente quentes desencadeiam rabanetes para aparafusar, o que pode torná-los inúteis.
É também crucial aprender sobre as recomendações de fertilizantes para rabanetes, para que se possa usar o melhor para o seu crescimento adequado e saudável.
Escolha do melhor adubo para rabanetes
Uma coisa importante sobre o rabanete que deve saber é que não necessita de fertilização pesada para que cresça e produza bem. De facto, normalmente é suficiente adicionar nutrientes ao solo antes da plantação propriamente dita, se desejar alimentar estes vegetais conhecidos pelo seu rápido crescimento e desenvolvimento. No entanto, ao escolher o melhor fertilizante para o rabanete, é crucial avaliar primeiro a sua relação NPK.
Rácio NPK para os fertilizantes de rabanete
Uma vez que os rabanetes crescem rapidamente, as suas necessidades de fertilizantes são apenas mínimas. No caso de decidir aplicar fertilizantes de base comercial, certifique-se de que escolhe um que tenha baixo teor de azoto. Note que os fertilizantes de jardim padrão contêm frequentemente um conjunto de três números – cada um representando ou indicando a quantidade de azoto, fósforo, e potássio que tem com base na percentagem.
Se estiver à procura de um fertilizante de rabanete, então assegure-se de que escolhe um com baixo teor de nitrogénio. Verifique se o primeiro número no fertilizante comercial é baixo, pois isso significa que o seu teor de azoto também é baixo. Se os números indicados forem 20-10-5, então evite este fertilizante tanto quanto possível, pois significa que a percentagem de azoto é mais alta do que a que o rabanete pode manusear com segurança.
Melhor altura para fertilizar o rabanete
Antes de comprar um fertilizante, é também crucial ter uma ideia sobre o momento perfeito para aplicar o fertilizante. Basicamente, pode fertilizar este vegetal de raiz em três fases, nomeadamente:
- Durante a preparação do canteiro de jardim – Pode aplicar fertilizante nos canteiros de jardim onde pretende plantar os seus rabanetes. Fertilizando adequadamente os canteiros debaixo dos rabanetes durante a Primavera ou o Outono, especificamente durante a preparação e antes de semear as sementes, não haverá necessidade de aplicar fertilizante novamente. Nesta fase específica, poderá utilizar matéria orgânica como fertilizante. Poderá também utilizar as que provêm de minerais.
- Durante o início do seu crescimento – Também se pode fertilizar o rabanete assim que este começar a crescer. Pode fazer a cobertura assim que as primeiras plântulas aparecerem, mas apenas se não tiver aplicado quaisquer fertilizantes no solo antes. Seria melhor usar fertilizante complexo em vez de simples mineral quando se planeia aplicar um durante esta fase.
- Durante o crescimento real – Também pode aplicar o fertilizante apropriado directamente quando chegar o período de crescimento. Ao fazer isso, pode facilmente fazer ajustamentos ao desenvolvimento da planta no caso de ser possível detectar alguns problemas.
Conclusão
Os rabanetes tendem a crescer a um ritmo rápido, desde que recebam os cuidados adequados. Ao fertilizá-los, lembrem-se de que só têm requisitos modestos no que diz respeito aos nutrientes. Dito isto, tenha cuidado extra para não alimentar os rabanetes em excesso, para garantir que eles cresçam como desejado.