O dióspiro é uma bela árvore frutífera que produz deliciosos frutos de cor laranja. Existem muitas variedades do Persimão, e pode ser cultivado na maioria dos climas com níveis de precipitação razoáveis. No entanto, se quiser obter a melhor colheita possível, precisará de fertilizar as suas árvores adequadamente. Este artigo ensinar-lhe-á tudo sobre como e quando fertilizar a sua árvore de diospiro para que cresçam saudáveis e produzam muitos frutos deliciosos!
O que é que o diospireiro precisa para crescer melhor?
Uma das melhores coisas sobre os dióspiros é que eles não são particularmente picuinhas. Desde que os plante num local ensolarado, forneça água regular e adube bem para evitar que a humidade se evapore rapidamente, as suas árvores de fruto devem crescer em exemplares frutíferos com poucos problemas.
Mas, é claro, isso não significa que queira descansar sobre os seus louros. Quanto melhor cuidado lhes der desde o início, mais fruta irão produzir nos anos futuros, e mesmo agora há certas coisas que pode fazer para ajudar a impulsionar o seu crescimento.
Na maioria dos casos, um fertilizante bem equilibrado é tudo o que é necessário para as árvores de dióspiro, mas há excepções, tais como quando as mudas jovens foram plantadas em solos pobres ou se uma árvore mais velha se tornou muito enraizada, deixando pouco espaço para nutrientes e água.
Quando deve fertilizar a sua árvore de dióspiro?
A melhor altura para fertilizar uma árvore de dióspiro é na primavera, antes de começar um novo crescimento. Contudo, também pode fertilizar no Verão ou no Outono, se necessário.
Para determinar a quantidade de adubo a dar à sua árvore, utilize este guia:
Para árvores jovens (até três anos de idade), aplique ½ libra de azoto por ano Para árvores mais velhas, aplique ¾ libra de azoto por ano.
Que proporção NPK escolher para a árvore de dióspiro?
Terá de utilizar um fertilizante para o diospireiro que tenha uma razão NPK de 5-5-2 ou 6-2-4. Isto irá fornecer à sua árvore todos os nutrientes de que necessita para crescer e prosperar. Certifique-se de que espalha o fertilizante uniformemente à volta da base da árvore, certificando-se de que não se alimenta em excesso, pois isto pode ser prejudicial.
Quais são as consequências de não fertilizar as árvores de dióspiro?
Se não fertilizar as árvores de dióspiro, pode resultar numa redução da produção de frutos e da saúde das árvores. Se houver muito pouco fertilizante ou nutrientes para suportar o crescimento das plantas, então a árvore crescerá mais lentamente do que o habitual; produzirá menos frutos; desenvolvimento deficiente das raízes, o que leva a uma vida mais curta da árvore. As folhas são pequenas e amarelo-esverdeadas pálidas (cloróticas) devido à falta de azoto para o desenvolvimento das folhas.