O que é um Fertilizante 16-0-1? Se é agricultor, então a resposta a essa pergunta deve ser algo que lhe seja muito familiar. No entanto, se não estiver na agricultura, então esta poderá ser uma nova informação para si. Quer seja a primeira vez que ouve falar ou não de fertilizante 16-0-1, há algumas coisas que vai querer saber antes de o utilizar na sua quinta. Este artigo irá ensinar como utilizar o fertilizante 16-0-1 e educar as pessoas sobre o seu significado para que possam tomar uma decisão informada quando comprarem este produto para a sua quinta.
O que significa o adubo 16-0-1?
Este fertilizante é uma combinação de três nutrientes. Contém 16% de azoto, 0% de fósforo, e 1% de potássio, que constituem a sua mistura de nutrientes em percentagem. Em suma, o fertilizante 16-0-1 é uma combinação de nitrogénio, potássio e fósforo.
Há muitos benefícios na utilização do fertilizante 16-0-1. Trata-se de nitrogénio de libertação lenta, o que significa que irá alimentar as plantas gradualmente ao longo do tempo em vez de todas ao mesmo tempo. Também contém outros nutrientes, tais como fósforo e potássio, que podem estar em falta no seu solo, pelo que este produto fornece-lhes!
Para que serve o Fertilizante 16-0-1?
16-0-fertilizante é bom para plantas que crescem em recipientes, plantas domésticas, e canteiros de flores. Também funciona bem em relvados durante a estação quente. Utilize o fertilizante 16-0-um quando transplantar ou replantar plantas domésticas para manter o vigor das plantas durante todo o Verão.
Quando devo usar o adubo 16-0-1 Fertilizante?
Este tipo de fertilizante pode ser aplicado em qualquer altura durante a estação de crescimento (Verão ou Outono) mas tipicamente é melhor utilizado quando se planta novas sementes ou clones porque não queima como os fertilizantes de libertação rápida poderiam se fossem misturados incorrectamente com água e/ou expostos a condições climatéricas extremamente quentes.
Há vários factores que determinarão o momento certo para a sua exploração agrícola aplicar 16-0-1 fertilizantes, incluindo tipo de cultura, condições meteorológicas, textura do solo, entre outros. Quer começar a utilizar este produto pelo menos quatro semanas antes do início da época de plantio, para que haja tempo suficiente para que o azoto seja absorvido e diminua o choque de transplante. O momento certo para a fertilização é seis semanas após a plantação, mas também pode aplicá-lo duas semanas antes da colheita como medida de precaução se as suas plantas estiverem a crescer lentamente ou não estiverem a prosperar bem.
16-0-1 benefícios dos fertilizantes
- Se precisar de um fertilizante com elevado teor de azoto, pode ajudar a aumentar a biomassa e o número de culturas.
- O nitrogénio pode promover a fotossíntese e a síntese de proteínas, o que aumentará o valor das colheitas.
- Também pode aumentar a área foliar e melhorar a qualidade das colheitas.
- Em caso de escassez de água ou seca, a planta sofrerá.
- Se utilizar uma solução fertilizante 16-0-1 para regar as suas plantas, pode ajudar a evitar esta situação porque o nitrogénio tem um efeito de rega. Mesmo em condições de solo seco, se houver água suficiente para um dia de crescimento, então o azoto promove o desenvolvimento precoce das raízes e a formação de flores – mesmo sem irrigação!
Como utilizar o fertilizante 16-0-1?
Pode usar fertilizante líquido, granular ou de libertação lenta. Por exemplo, se estiver a utilizar um fertilizante em pó solúvel em água com uma concentração de azoto de 16%, então a solução é regada todos os dias para fornecer esta taxa de azoto por unidade de tempo. Basta dissolver uma colher de chá de pó em quatro litros de água limpa. Desde que não haja crescimento nas suas plantas após a rega – elas crescerão melhor! E não esqueçamos que os microrganismos que vivem nas raízes das plantas também necessitam de oligoelementos para um desenvolvimento saudável! Portanto, não se esqueça de os adicionar sempre que fertilizar, seja à mão ou à máquina: boro (B), cobre (Cu), e zinco (Zn).