Um dos aspectos mais importantes do cultivo de plantas é certificar-se de que estas estão a receber nutrientes suficientes. Isto pode ser feito através da utilização de fertilizantes, o que lhes dará todos os materiais necessários para o crescimento e desenvolvimento. Um tipo de fertilizante que se pode ouvir falar é de 3-12-12 fertilizante. O “3” refere-se ao azoto, o “12” refere-se ao fósforo, e o “12” refere-se ao potássio. Estes três elementos são muito importantes para o crescimento das plantas, porque são necessários em grandes quantidades pelas plantas. O que muitas pessoas não sabem é quanto 3-12-12 deve ser aplicado numa determinada área ou quando deve ser aplicado durante o ciclo de vida de uma planta! Discutiremos ambos abaixo, por isso continue a ler!
Para que serve o 3-12-12 Fertilizante?
Uma vez que este tipo de fertilizante tem nitrogénio, fósforo e potássio, estes são três nutrientes muito importantes para o crescimento das plantas. Quando aplicados no solo ou quando utilizados como pulverização em folhas, fornecem às plantas todos os materiais necessários para que cresçam saudáveis e fortes!
Quando utilizá-lo?
Para plantas de exterior, deve começar a utilizar este fertilizante depois de terem crescido seis a oito centímetros! Se a sua planta ainda for bastante jovem e pequena, demasiado do nutriente pode danificá-la, por isso tenha cuidado.
Se estiver a cultivar plantas ou outros tipos de plantas de grande escala que precisarão de muitos nutrientes ao longo do tempo, então comece a aplicar isto três meses antes do início da época da colheita! Note também que durante o Inverno, quando não houver folhas nas árvores ou arbustos em que se utilizam estes fertilizantes como camadas de pulverização – não se preocupe com eles até à chegada da Primavera. Basta esperar pelo primeiro sinal de rebentos verdes a sair do solo, porque só neste ponto do ciclo de vida de uma planta é que isso beneficia verdadeiramente um tal tipo de alteração do solo.
E, se estiver a cultivar frutos e vegetais como o tomate ou milho que só serão colhidos no Verão – também não se preocupe com este fertilizante antes disso. Uma boa regra geral é apenas aplicá-los durante os últimos três meses do ciclo de vida de uma planta, em vez de os aplicar mais cedo no seu processo de desenvolvimento.
3-12-12 benefícios dos fertilizantes
É importante notar que existem benefícios na utilização deste tipo de fertilizante. Isso inclui:
- Aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo ou na água.
- Aumenta os níveis de fósforo e cálcio para as plantas, o que melhora a fotossíntese e o crescimento das plantas, entre outras coisas, tais como a saúde geral das plantas.
- Aumenta a disponibilidade de certos nutrientes-chave a fim de melhorar as condições do solo ou da água.
- Ajuda as plantas a resistir às doenças e à seca, estimulando ao mesmo tempo o crescimento das raízes.
Qual é a melhor maneira de o aplicar?
A forma mais comum é pulverizando-a nas folhas durante as primeiras horas da manhã, porque elas retêm a humidade da noite para o dia. As folhas absorvem os nutrientes quando estão em estado de transpiração, que é quando a água evapora das suas células e viaja através de aberturas dentro delas para alcançar poros nas superfícies foliares. Este processo ocorre durante as horas do dia!
As aplicações no solo devem ser feitas de quatro em quatro meses apenas porque fornece às plantas todos os macro e micronutrientes necessários que ajudam a desenvolver sistemas radiculares fortes para uma melhor absorção de outros fertilizantes aplicados mais tarde. Para tal: utilize duas chávenas por planta ou árvore que tenha apenas se o solo não tiver sido previamente aplicado por fertilizante. Também se pode espalhar uma chávena à volta da sua linha de gotejamento (borda onde toca o solo), mas nunca aplicar mais do que o que afirmei acima.
Como aplicar fertilizantes líquidos? Pode utilizar um regador ou um aplicador de extremidade de mangueira. Se utilizar este último, basta seguir as instruções sobre quanto verter e para quantas plantas tem. Este fertilizante deve ser aplicado apenas uma vez a cada quatro meses também, uma vez que não dá às suas plantas quaisquer micronutrientes, pelo que estes devem provir de aplicações no solo que mencionei anteriormente!
Para aplicar fertilizante seco: espalhar anualmente cinco quilos por planta em torno da sua linha de gotejamento, mas nunca para além disso, porque quantidades excessivas de azoto queimarão os sistemas radiculares. Se feito correctamente, fazer isto antes das estações de Verão (Abril – Maio) e Outono (Setembro – Outubro) são tempos perfeitos em que as temperaturas tendem a baixar, permitindo assim uma melhor absorção de nutrientes pelo sistema radicular.