O ruibarbo é uma planta bonita, mas nem sempre é fácil de cultivar. O ruibarbo tem muitas necessidades que devem ser satisfeitas para que possa prosperar e produzir caules deliciosamente azedos. A mais importante destas necessidades é o adubo adequado. Este artigo irá ensinar-lhe sobre que nutrientes o ruibarbo pode utilizar e quanto de cada nutriente pode dar às suas plantas.
O ruibarbo tem uma história rica, que remonta ao Império Romano
Os romanos utilizavam o ruibarbo pelas suas propriedades medicinais, bem como pelo seu apelo ornamental. No século XVII, os jardineiros ingleses cultivavam-no em estufas aquecidas durante todo o ano para não terem de esperar por meses mais frios para colher esta bela planta.
Porque é importante fertilizar as suas plantas de ruibarbo?
É importante fertilizar as vossas plantas de ruibarbo por um par de razões. Primeiro, a planta precisa de nutrientes adicionais para crescer e produzir caules saudáveis com deliciosos frutos azedos. Segundo, o ruibarbo requer uma fertilização mais frequente do que a maioria dos vegetais porque cresce como uma planta anual em vez de bienal como muitos outros vegetais.
Quando deve fertilizar as plantas de ruibarbo?
As plantas de ruibarbo devem ser fertilizadas três a quatro vezes por ano. Na Primavera, antes de surgirem novos rebentos do solo e novamente durante a época de floração (a meio da primavera ou início do verão) é uma óptima altura para as suas duas primeiras pulverizações. A terceira pulverização acontecerá no final do Outono, após a colheita, quando as folhas de ruibarbo começarem a ficar castanhas e a morrer de novo.
Tipos de fertilizante para plantas de ruibarbo
Muitos fertilizantes funcionarão para as suas plantas de ruibarbo, mas recomendamos um fertilizante com uma razão NPK de 12-12-12. Uma mistura que inclua outros elementos como cálcio ou magnésio também pode ser benéfica para a saúde da sua planta.
De quanto fertilizante necessita para as suas plantas
Grande pergunta! A quantidade de fertilizante que necessita para as suas plantas dependerá do tamanho e do tipo. Se estiver a utilizar um sedimento de libertação lenta, recomenda-se cerca de dois quilos por 100 pés quadrados. Para fertilizantes líquidos, recomendamos um galão por cada 200 pés quadrados de área de plantio no início da Primavera, quando novos rebentos estão a emergir do solo.
Quais são alguns problemas comuns com a fertilização do ruibarbo e como podem ser evitados
Alguns problemas comuns com a fertilização do ruibarbo são plantas que não crescem suficientemente depressa e folhas que ficam amareladas. Para evitar estes problemas, certifique-se de que está a utilizar o fertilizante certo para o seu tipo de planta (ou seja, granulado ou líquido de libertação lenta), que segue as directrizes de tempo listadas acima.
Como cuidar de plantas de ruibarbo
- Colher as folhas quando são jovens e tenras, mas antes de se tornarem grandes.
- Cortar cerca de um pé de caule abaixo de cada folha ao nível do solo. Isto encorajará um novo crescimento na primavera e evitará que as plantas se tornem demasiado lenhosas ou com pernas até ao final do verão.
- Tainha espessa
Controlo de ervas daninhas e Mulching
As ervas daninhas competem pela água, nutrientes, e luz solar. A monda torna-se frequentemente uma tarefa necessária para manter as plantas saudáveis.
A monda ajuda no controlo das ervas daninhas, mantendo o solo húmido e fresco durante os meses quentes de Verão. Usar coberturas anuais tais como palha ou aparas de relva no Outono, quando estiverem disponíveis; outras opções incluem folhas trituradas, jornal.
Protecção contra o Inverno
Em áreas onde o solo congela e descongela, uma espessa camada de cobertura morta pode proteger as plantas de ruibarbo dos danos causados pelo Inverno.