As romãs são um fruto único, rico em antioxidantes, fibras, vitamina K e potássio. São também deliciosas! Por esta razão, muitas pessoas querem cultivar a sua própria árvore em casa. No entanto, as romãzeiras podem ser difíceis de cuidar. Este post no blog vai ensinar-lhe quando e como fertilizar a sua romãzeira, para que prospere ano após ano!
Quais são os benefícios da utilização de fertilizantes na minha romãzeira?
Fertilizar a sua romãzeira vai ajudar a promover um crescimento vigoroso, aumentar o rendimento e melhorar a qualidade dos frutos. Pode também ajudar a reduzir o stress na árvore durante períodos de seca ou calor. Fertilizante é uma óptima forma de dar um impulso à sua árvore, especialmente se vive numa zona com baixa pluviosidade ou temperaturas elevadas.
Existem muitos tipos diferentes de fertilizantes para romãs disponíveis no mercado, por isso pode ser difícil saber qual é o mais adequado para a sua árvore. Em geral, deve escolher um fertilizante que tenha uma proporção de nitrogénio (N), fósforo (P) e potássio (K) de cerca de 20-20-20. Este tipo de fertilizante fornece os três macronutrientes que as árvores necessitam para prosperar.
No entanto, pode ser necessário ajustar a razão dependendo da árvore e das condições climáticas específicas.
Quando deve fertilizar as suas romãzeiras?
Fertilizar as suas romãzeiras pode ser feito em qualquer altura do ano, mas é melhor seguir os padrões naturais. Fertilizar no Outono antes da primeira geada do Inverno ou no início da Primavera após o início de um novo crescimento, pelo menos três semanas antes do início da floração. Isto dá ao fertilizante tempo suficiente para trabalhar através das raízes e em todas as áreas da sua árvore para o máximo benefício.
Taxas de aplicação de fertilizante para romãzeiras
As romãzeiras necessitam de fertilização com um fertilizante equilibrado, que deve conter azoto para o crescimento da folhagem, fósforo para ajudar na floração e frutificação. Também necessitam de potássio para a divisão das células vegetais e raízes fortes. A melhor altura para aplicar o fertilizante é quando surgem novas folhas na Primavera. Quando tiver acabado de plantar a sua árvore, espere até que esta comece a dar frutos antes de aplicar qualquer tipo de fertilizantes ou nutrientes no seu sistema radicular.
As taxas de aplicação de fertilizantes dependerão da idade da romãzeira, bem como do tipo de solo; contudo, a maioria dos especialistas recomenda a utilização de aproximadamente uma chávena por ano, uma vez que cada árvore madura pode produzir até 45 quilos por ano! Poderá estar a perguntar-se quanto NPK utilizar na sua romãzeira. Em geral, um fertilizante equilibrado 20-20-20 é bom para a maioria das árvores; contudo, alguns cultivadores sugerem utilizar um elevado teor de azoto (como 30-0-0) quando a árvore é jovem para promover o crescimento vegetativo, e depois mudar para uma fórmula de baixo teor de azoto (como 0-20-20) à medida que a árvore amadurece para encorajar a produção de frutos.
Dicas sobre como manter uma romãzeira saudável e feliz
- Regue regularmente a sua romãzeira, certificando-se de que o solo está húmido mas não molhado.
- Fertilize a sua romãzeira no início da Primavera e depois novamente no meio do Verão para melhores resultados. Certifique-se de utilizar o melhor fertilizante para romãzeira que tenha uma proporção de azoto (N), fósforo (P), e potássio (K) de 12:15:12 ou superior.
- Podar a romãzeira conforme necessário para manter a sua forma e remover quaisquer ramos mortos. Os ramos devem ser podados mesmo por cima de um botão que aponte na direcção desejada.
- Esteja atento a pragas e doenças, e trate quaisquer problemas o mais rapidamente possível. As pragas podem ser controladas com remédios naturais, embora, se forem graves, possa ser necessário utilizar um tratamento químico.