Os gerânios são um tipo de planta que é adorada pelas suas flores brilhantes e fáceis de cuidar. Estas plantas podem ser encontradas em muitos jardins de todo o país, podem durar anos. Uma das coisas mais importantes que se pode fazer pelos seus gerânios é fertilizá-los correctamente. Neste post do blogue, discutiremos quando e como fertilizar os seus gerânios, bem como qual a relação NPK a escolher.
O que são gerânios e o que é necessário para crescer melhor?
Os gerânios são plantas floríferas que vêm do género Pelargonium. Existem cerca de 200 espécies de gerânio, e podem ser encontradas em todo o mundo. O tipo mais comum de gerânio é o gerânio zonal, que tem flores grandes e vistosas em cores como o vermelho, rosa, branco, ou azul.
Os gerânios precisam de solo bem drenado e muita luz solar para crescerem melhor. Precisam também de fertilização regular, especialmente quando estão a florir. Fertilizar os gerânios na altura certa e com os nutrientes certos vai ajudá-los a produzir belas flores ao longo de toda a estação.
Quais são as vantagens de fertilizar os gerânios?
Há muitas vantagens em fertilizar os gerânios. Quando alimentar as suas plantas com o fertilizante certo, elas serão capazes de produzir mais flores e terão um sistema radicular saudável. O fertilizante de gerânio também ajuda as plantas a resistir a doenças e pragas. Ao utilizar a razão NPK correcta, pode assegurar-se de que as suas plantas obtêm os nutrientes de que necessitam para crescerem grandes e fortes.
Que rácio NPK deve escolher para os gerânios?
Quando se trata de fertilizar gerânios, há algumas coisas que precisa de ter em consideração. A razão NPK é um dos factores mais importantes, pois determina a quantidade de azoto, fósforo e potássio que a planta irá receber. Para a maioria das plantas com floração, incluindo Gerânio, recomenda-se uma relação NPK equilibrada ou de meio de estrada. Isto significa tipicamente um fertilizante para gerânios que contém uma razão tal como 15-15-15 ou 20-20-20.
Se o seu solo já é rico em qualquer destes nutrientes, pode querer escolher um fertilizante de menor concentração com uma razão NPK correspondentemente mais baixa (por exemplo 11-11-11). Por outro lado, se o seu solo for deficiente em qualquer destes nutrientes, pode querer escolher um fertilizante de concentração mais elevada com uma relação NPK correspondentemente mais elevada (por exemplo 24-0-0).
Quando e como fertilizar os gerânios?
Existem diferentes maneiras de fertilizar o gerânio, mas o mais importante é fazê-lo na altura certa. Em geral, deve fertilizar as suas plantas duas vezes por ano: uma na Primavera e outra no Outono. O quanto precisa de usar vai depender do tipo de fertilizante que escolher.
Se estiver a usar fertilizante orgânico, dilua-o com água antes de o aplicar nas suas plantas. Pode deitá-lo sobre a terra ou pulverizá-lo sobre elas. Algumas pessoas também gostam de misturar fertilizante orgânico com composto antes de o aplicarem, esta é uma óptima maneira de dar às suas plantas alguns nutrientes extra.
O fertilizante inorgânico para gerânios em vasos vem na forma líquida ou em pó. Para os aplicar, misture o adubo com água e verta-o sobre o solo. Pode também polvilhar à volta da base das suas plantas.